quarta-feira, 31 de março de 2010

Emoções -Ballet-

Post feito pela bailarine ANA (estudante de direito e apaixonada pela dança)
Esses dias atrás conversando com a Jessy comentamos algo sobre a emoção no ballet, sobre expressar os sentimentos de cada personagem e de como isso é importante. Lembro que comentei algo que minha profesora falou em sala de aula sobre o objetivo do bailarino. Segundo ela, o objetivo do bailarino é passar a emoção para o público e expressar esse sentimento é tão importante como a técnica perfeita.

É claro que a técnica é parte fundamental, por isso nos dedicamos nas aulas, fazemos alongamentos, repetimos sequências e estamos sempre pensando em nos superar. São tantas coisas para pensar em quanto fazemos um exercício que acabamos esquecendo de simplesmente ouvir a música e deixar que o sentimento flua em nós.

Para conseguir passar a emoção de um personagem no palco como por exemplo:

a meiga Clara

a apaixonada Giselle



a cômica Copélia





a decepcionada Giselle






a elétrica Kitri
Para conseguir representar esses grandes papéis, a técnica não é diferencial, mas a expressão no palco faz toda a diferença. Para chegar lá é necessário que se desenvolva essa habilidade na sala de aula, seja fazendo pliés, um adágio ou um allegro.
Mesmo quem não tem esse objetivo de um dia pisar num palco e desempenhar um grande papel, ainda assim sentir aquilo que você está dançando é tudo! Não é apenas um movimento, é o corpo falando sem precisar das palavras.
Às vezes a rotina me deixa tão atordoada que vou para barra de cara de vegetal, mas basta um lembrete para ouvir a música que pronto quase choro fazendo pliés ou adágio, e sempre me pego com um sorriso besta durante os grand battements, mas é assim mesmo.

Quando a gente curte aquilo que está fazendo e começa a compreender o sentimento que tem por trás daquele movimento, não importa se está no palco, na cozinha, ou na sala de aula, não tem como não se sentir bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário